top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Ever Rodriguez

CIRURGIA DE CATARATA: preparo e escolha das lentes intraoculares.

Atualizado: 6 de jun.

Todo paciente que desenvolver catarata recebe a recomendação de realizar a cirurgia.

A Cirurgia de Catarata é o único tratamento eficaz para tratar esta doença.

Veja como é feito o preparo e a escolha das lentes intraoculares.

Cirurgia de Catarata e LIOS
Cirurgia de Catarata e Lentes Intraoculares

PREPARO PARA A CIRURGIA DE CATARATA


O preparo para a cirurgia consiste na avaliação detalhada do paciente feito pelo médico Oftalmologista para quantificar o tipo e severidade da sua catarata e da realização de vários exames complementares.


Este exame oftalmológico detalhado inclui:

  • Medição da acuidade visual

  • Pressão intraocular com tonômetro Goldmann

  • Avaliação na lâmpada de fenda: microscópio de 3 a 5 aumentos que permite examinar a conjuntiva, borda palpebral, córnea, íris, cristalino,

  • Dilatação para realizar o mapeamento de retina e documentação com retinografia.

  • Ultrassonografia ocular modo A e B: exame indicado quando existe uma severa opacidade de meios (alteração da córnea ou catarata severa) impossibilitando a visualização do segmento posterior do olho (retina e nervo óptico).

  • Microscopia Especular de Córnea: exame oftalmológico que permite analisar a quantidade, formato e tamanho de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano.

  • Biometria Óptica: exame utilizado para medir de forma precisa, o comprimento axial do olho e de suas estruturas internas. Os dados coletados permitem quantificar com alta precisão o poder das lentes intraoculares a serem implantadas durante a cirurgia de catarata. Os aparelhos de biometria óptica mais utilizados na atualidade são: IOL Master, NIDEK (AL SCAN) e Pentacam AXL.

  • PENTACAM com mapa Holladay EKR Detail Report: exame que permite refinar o poder e eixo do astigmatismo com alta precisão. Os dados coletados são fundamentais para o cálculo das lentes intraoculares PREMIUM tóricas.

Tonômetro de Goldmann e Pressão Intraocular
Medida da Pressão Intraocular com Tonômetro de Goldmann
Lâmpada de Fenda
Exame na Lâmpada de Fenda
Ultrassonografia Ocular e catarata
Ultrassonografia Ocular
Exame de Microscopia Especular da Córnea
Microscopia Especular da Córnea
Biometria IOL MASTER
Biometria Óptica com IOL MASTER
Pentacam  AXL
Biometria Óptica com Pentacam AXL

ESCOLHA DA LENTE INTRAOCULAR PARA A CIRURGIA DE CATARATA


No caso das lentes intraoculares, também chamadas de LIO, existem vários tipos que podem ser implantados. A escolha daquela ideal varia segundo cada paciente e sua necessidade.


Essas lentes podem restituir a visão, como também podem corrigir a visão de perto, de longe, ou ambas, e, até mesmo, o astigmatismo. Por isso, antes da cirurgia, são realizados exames para determinar que tipo de lente será mais indicado para cada caso.


Uma lente intraocular (ou LIO) é uma pequena lente artificial. Ela substitui a lente natural do olho (cristalino) que é removida durante a cirurgia de catarata.


Na atualidade existem diversos tipos de LIO que permitem corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia

Cirurgia de Catarata e principais tipos de lentes intraocular
Cirurgia de Catarata e os principais tipos de LIOS

Os principais tipos de lentes intraoculares são:

  1. LIOS monofocais esféricas: são lentes convencionais que possuem a superfície mais arredondada e apresentam aberração esférica positiva. Devido a aberração esférica, essas lentes apresentam menor definição de detalhes

  2. LIOS monofocais asféricas: são lentes que possuem um desenho mais plano e permitir corrigir a aberração esférica da córnea.

  3. LIOS tóricas: são lentes que permitem corrigir altos graus de astigmatismo.

  4. LIOS Multifocais tóricas e não tóricas: são lentes que corrigem a visão de longe e perto ao mesmo tempo.

  5. LIOS de Foco Estendido (lentes EDOF do inglês Extended depth of focus): são lentes que melhoram a visão de perto, longe e meia distância e é considerada a lente intraocular mais modernas para o tratamento de catarata. Com as lentes EDOF há redução dos efeitos colaterais visuais como halos e glare que normalmente são associados as lentes intraoculares multifocais.

  • Os HALOS são anéis de luz ao redor de uma fonte luminosa.

  • O GLARE é o efeito de luz difusa ao redor de uma fonte luminosa.

Comparação da visão em pacientes com Catarata moderada, lentes Monofocais e Lente PREMIUM EDOF.
Comparação da visão com Catarata moderada, Lente Monofocal e Lente PREMIUM EDOF.

A CIRURGIA CATARATA REFRATIVA é o método que substitui o cristalino, pela LENTE INTRAOCULAR PREMIUM como FOCO ESTENDIDO ou MULTIFOCAL, permitindo uma boa visão de perto, longe e meia distância e assim os pacientes conseguem uma independência dos óculos.


Porém não são todas as pessoas que podem utilizar as Lentes Multifocais e EDOF (foco estendido). Somente o Oftalmologista Especialista em Catarata após conhecer seu estilo de vida e fazer vários exames de alta tecnologia poderá avaliar de forma personalizada os riscos e benefícios de cada um dos tipos de lentes intraoculares.


A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável, sendo a cirurgia mais realizada na oftalmologia e é uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas.


A cirurgia é realizada apenas uma vez (a catarata não volta) e a Lente Intraocular é definitiva, por isso deve ter uma indicação personalizada.


Visite seu oftalmologista regularmente e, se tiver catarata procure o Especialista em Catarata. Para isso, é possível consultar a lista de membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa (BRASCRS).


Na Clínica EYECO, contamos com médicos especialistas em CIRURGIA DE CATARATA de renome nacional e internacional. Para nós, sua visão é primordial, e estamos aqui para ajudá-lo a cuidar dela da melhor forma possível.

Responsável: Dr. Ever Ernesto Caso Rodriguez | CRM-SP: 160.376

Confira essa e outras informações na nossa página do Facebook ou Instagram.


Faça seu agendamento via WhatsApp ou Online agora!



623 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page