Todo paciente que desenvolver catarata recebe a recomendação de realizar a cirurgia.
A Cirurgia de Catarata é o único tratamento eficaz para tratar esta doença.
Veja como é feito o preparo e a escolha das lentes intraoculares.
PREPARO PARA A CIRURGIA DE CATARATA
O preparo para a cirurgia consiste na avaliação detalhada do paciente feito pelo médico Oftalmologista para quantificar o tipo e severidade da sua catarata e da realização de vários exames complementares.
Este exame oftalmológico detalhado inclui:
Medição da acuidade visual
Pressão intraocular com tonômetro Goldmann
Avaliação na lâmpada de fenda: microscópio de 3 a 5 aumentos que permite examinar a conjuntiva, borda palpebral, córnea, íris, cristalino,
Dilatação para realizar o mapeamento de retina e documentação com retinografia.
Ultrassonografia ocular modo A e B: exame indicado quando existe uma severa opacidade de meios (alteração da córnea ou catarata severa) impossibilitando a visualização do segmento posterior do olho (retina e nervo óptico).
Microscopia Especular de Córnea: exame oftalmológico que permite analisar a quantidade, formato e tamanho de células presentes na camada mais profunda da córnea, o endotélio corneano.
Biometria Óptica: exame utilizado para medir de forma precisa, o comprimento axial do olho e de suas estruturas internas. Os dados coletados permitem quantificar com alta precisão o poder das lentes intraoculares a serem implantadas durante a cirurgia de catarata. Os aparelhos de biometria óptica mais utilizados na atualidade são: IOL Master, NIDEK (AL SCAN) e Pentacam AXL.
PENTACAM com mapa Holladay EKR Detail Report: exame que permite refinar o poder e eixo do astigmatismo com alta precisão. Os dados coletados são fundamentais para o cálculo das lentes intraoculares PREMIUM tóricas.
ESCOLHA DA LENTE INTRAOCULAR PARA A CIRURGIA DE CATARATA
No caso das lentes intraoculares, também chamadas de LIO, existem vários tipos que podem ser implantados. A escolha daquela ideal varia segundo cada paciente e sua necessidade.
Essas lentes podem restituir a visão, como também podem corrigir a visão de perto, de longe, ou ambas, e, até mesmo, o astigmatismo. Por isso, antes da cirurgia, são realizados exames para determinar que tipo de lente será mais indicado para cada caso.
Uma lente intraocular (ou LIO) é uma pequena lente artificial. Ela substitui a lente natural do olho (cristalino) que é removida durante a cirurgia de catarata.
Na atualidade existem diversos tipos de LIO que permitem corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia
Os principais tipos de lentes intraoculares são:
LIOS monofocais esféricas: são lentes convencionais que possuem a superfície mais arredondada e apresentam aberração esférica positiva. Devido a aberração esférica, essas lentes apresentam menor definição de detalhes
LIOS monofocais asféricas: são lentes que possuem um desenho mais plano e permitir corrigir a aberração esférica da córnea.
LIOS tóricas: são lentes que permitem corrigir altos graus de astigmatismo.
LIOS Multifocais tóricas e não tóricas: são lentes que corrigem a visão de longe e perto ao mesmo tempo.
LIOS de Foco Estendido (lentes EDOF do inglês Extended depth of focus): são lentes que melhoram a visão de perto, longe e meia distância e é considerada a lente intraocular mais modernas para o tratamento de catarata. Com as lentes EDOF há redução dos efeitos colaterais visuais como halos e glare que normalmente são associados as lentes intraoculares multifocais.
Os HALOS são anéis de luz ao redor de uma fonte luminosa.
O GLARE é o efeito de luz difusa ao redor de uma fonte luminosa.
A CIRURGIA CATARATA REFRATIVA é o método que substitui o cristalino, pela LENTE INTRAOCULAR PREMIUM como FOCO ESTENDIDO ou MULTIFOCAL, permitindo uma boa visão de perto, longe e meia distância e assim os pacientes conseguem uma independência dos óculos.
Porém não são todas as pessoas que podem utilizar as Lentes Multifocais e EDOF (foco estendido). Somente o Oftalmologista Especialista em Catarata após conhecer seu estilo de vida e fazer vários exames de alta tecnologia poderá avaliar de forma personalizada os riscos e benefícios de cada um dos tipos de lentes intraoculares.
A cirurgia de catarata é extremamente segura e confiável, sendo a cirurgia mais realizada na oftalmologia e é uma das técnicas cirúrgicas que mais evoluiu nas últimas décadas.
A cirurgia é realizada apenas uma vez (a catarata não volta) e a Lente Intraocular é definitiva, por isso deve ter uma indicação personalizada.
Visite seu oftalmologista regularmente e, se tiver catarata procure o Especialista em Catarata. Para isso, é possível consultar a lista de membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Catarata e Refrativa (BRASCRS).
Na Clínica EYECO, contamos com médicos especialistas em CIRURGIA DE CATARATA de renome nacional e internacional. Para nós, sua visão é primordial, e estamos aqui para ajudá-lo a cuidar dela da melhor forma possível.
Responsável: Dr. Ever Ernesto Caso Rodriguez | CRM-SP: 160.376
コメント