top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Yandely Ch

CERATOCONE, Diagnóstico e Tratamento

Atualizado: 23 de jun. de 2023


Campanha de conscientização sobre ceratocone
Campanha Violet June

O Ceratocone é uma doença degenerativa progressiva da córnea que ocorre em 1 cada 2 mil pessoas, há um afinamento central ou paracentral, geralmente inferior, resultando no abaulamento anterior da córnea, na forma de cone. A apresentação é geralmente bilateral e assimétrica.


Imagem de córnea normal (esquema e real)
Figura 1. Imagem da córnea normal (a , b)
Imagens de córnea com ceratocone avançado
Figura 2. Imagem da córnea com ceratocone avançado (a,b). Sinal de Munson (c) é característico de casos avançados de ceratocone, causado pela córnea em forma de cone pressionando para dentro da pálpebra

Evidencias atuais mostram que o principal fator de risco para causar e / ou levar à progressão do Ceratocone é coçar os olhos. Por isso, os pacientes com alergia ocular que coçam os olhos têm maior risco de ter Ceratocone.


História familiar está presente de 6 a 8% dos casos, sugerindo herança familiar. Seu aparecimento mais comum ocorre na puberdade, geralmente entre os 13 e os 18 anos de idade, progride por aproximadamente 6 a 8 anos e, após, tende a permanecer estável.



Sinais clínicos:


Os primeiros sinais de Ceratocone geralmente são: visão embaçada e mudanças frequentes na prescrição de óculos, ou visão que não pode ser corrigida com óculos.


Outros sintomas podem incluir:

  • Irritação nos olhos, coceira excessiva dos olhos

  • Dores de cabeça e dor ocular

  • Enxergar imagens “fantasma”

  • Hipersensibilidade à luz

  • Maior miopia ou astigmatismo


Hidropsia e cicatriz da córnea
Figura 3. Hidropsia e cicatriz da córnea no ceratocone na biomicroscopia (a) e no OCT de segmento anterior (b)
Comparação entre imagem nítida e desfocada por ceratocone avançado
Figura 4. Diferenças entre imagem nítida ( córnea normal) e deformada ( córnea com ceratocone)

Como o Ceratocone é diagnosticado?


O Ceratocone pode ser diagnosticado com um exame oftalmológico de rotina. Seu oftalmologista examinará sua córnea na lâmpada de fenda.


O oftalmologista também pode gerar um mapa da superfície da córnea com um computador especial (Topografia da córnea /Pentacam- Tomografia de córnea). Esta imagem pode fornecer um exame mais acurado da córnea e mostrar irregularidades precocemente.


Imagens comparativas de córnea normal com ceratocone inicial a avançado
Figura 5. Topografia comparativa de córnea normal e ceratocone
Topografia córnea normal e ceratocone
Figura 6. Topografia axial de córnea normal (6a) e ceratocone avançado (6b)

TRATAMENTO


Ceratocone é uma doença que necessita de diagnóstico precoce para interromper sua progressão e possibilitar a um tratamento bem-sucedido. Nos últimos anos, novos tratamentos foram desenvolvidos para ajudar a estabilizá-lo em seus estágios iniciais, para que não sejam necessários mais tratamentos cirúrgicos.


O tratamento do ceratocone depende dos sintomas. Quando os sintomas são leves, a visão pode ser corrigida com óculos. Posteriormente, você pode precisar de lentes de contato que ajudam a manter o foco de visão adequado.


Imagem de lente de contato rígida e escleral
Figura 7. Lente de contato rígida corneana (a) escleral (b).

Estas são outras formas em que o oftalmologista pode tratar o ceratocone:

  • Anel intracorneano: É um pequeno dispositivo curvo que o oftalmologista coloca cirurgicamente na córnea. Ajudam a aplanar a curva da córnea para melhorar a visão.


Anel intraestromal
Figura 8. Anel intracorneano
  • Cross-linking da córnea : O oftalmologista usa uma luz UV especial e colírio para fortalecer a córnea. Isso ajuda a aplanar ou endurecer a córnea e evitar que fique mais protuberante.

Crosslink e riboflavina
Figura 9. Cross-linking da córnea
  • Transplante de córnea: Quando você tem sintomas graves, o oftalmologista pode recomendar um transplante de córnea, é indicado para os casos mais avançados ou com cicatrizes extensas que não melhoram com lentes de contato. Isto consiste em substituir toda (transplante penetrante) ou parte da córnea (DALK) doente por um tecido saudável da córnea de um doador.

Transplante de córnea
Figura 10. Transplante penetrante de córnea
Comparação entre os diferentes tipos de transplante de córnea
Figura 11. Tipos de transplante de córnea no ceratocone: Transplante penetrante (b). Transplante lamelar anterior profundo – DALK (c)

Lembrar sempre de "Não esfregar os olhos". Isso pode danificar o tecido fino da córnea e piorar os sintomas. Seu oftalmologista poderá prescrever medicamentos para controlar suas alergias.


Um experimento realizado na Fundação Rothschild feito com aquisição de imagens dinâmicas de ressonância magnética mostra quando as diferentes estruturas oculares (principalmente a córnea) são maltratadas após esfregar os olhos. Para mais informações sobre o experimento supracitado, assista o vídeo sobre o tema.

Responsável: Dra. Yandely Ch.| CRM-SP: 154.787

Confira essa e outras informações na nossa página do Facebook ou Instagram


Faça seu agendamento via WhatsApp ou Online agora!

2.926 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page