Miopia é uma das principais causas de deficiência visual no mundo

Aparelhos eletrônicos e miopia
Miopia em crianças

A prevalência da miopia vem aumentando significativamente em todo o mundo ao longo das últimas décadas e é hoje uma das principais causas de deficiência visual, globalmente.

Segundo a OMS (Organização mundial da Saúde) a miopia, em 2010, afetava 27% da população mundial. A projeção para o ano 2050 é que a taxa chegue a 52%.

As causas da miopia podem ser genéticas ou ambientais (fatores socioeconômicos e culturais). A substituição de brincadeiras de rua e atividade ao ar livre, por atividades em locais fechados associado a crianças que passam muitas horas ininterruptas em frente ao computador, televisão, tablet e celular têm quase o dobro de risco de desenvolver miopia. Tudo isso pode fazer com que o distúrbio da visão apareça com o passar do tempo ou, se a criança já tem predisposição, fazer com que a miopia se desenvolva em maior grau.

Isto ocorre porque o sistema ocular das crianças ainda está em desenvolvimento e o uso da visão de perto exige um esforço acomodativo, e o excesso de tempo resulta em aumento do tamanho do globo, que caracteriza o olho míope.

Sinais e sintomas: o primeiro sinal de miopia é a redução da acuidade visual à distância (aproximação para enxergar melhor) frequentemente normalizada com lentes corretoras, mau desempenho na escola, vermelhidão dos olhos, lacrimejamento. As queixas mais típicas incluem fadiga ocular na visão de perto e borramento na visão de longe. A dificuldade para enxergar de longe pode durar meses e, se os hábitos persistirem, tornar-se um mal permanente.

As recomendações para prevenir o desenvolvimento da miopia são:

  • Incentive as crianças a brincar ao ar livre (passar mais de 2 horas por dia realizando atividades em ambientes externos tem o risco de miopia reduzido).
  • Não ficar mais de 1 hora na frente de aparelhos eletrônicos (computador, TV, tablet) e evitar posicionar-se a uma distância de menos de 40cm.
  • As crianças devem ir ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.

Responsável: Dr. Ever Ernesto Caso Rodriguez| CRM-SP: 160.376

Confira essa e outras informações na nossa  página do Facebook.